Em 1986, em visita oficial a Nova Friburgo, o Cônsul Geral da Bélgica, no Rio de Janeiro, Embaixador Victor Bernhard,
conhecendo a região hortigranjeira de Nova Friburgo, e tendo verificado a grande produção através do Mercado Produtor local
(CEASA), ficou surpreso de não haver, para os jovens produtores rurais, nenhum suporte de formação profissional e organizações
sociais capazes de trabalhar pelo desenvolvimento rural.
Com esta motivação, em 17 de julho de 1990, foi instituído o “Instituto Bélgica – Nova Friburgo - IBELGA”.
Fundaram o IBELGA, o DISOP – Serviço Internacional de Cooperação aos Projetos de Desenvolvimento- e o IDES - Instituto
para o Desenvolvimento Econômico, Educacional, Social e Cultural de Nova Friburgo, inaugurando a primeira Fazenda Escola
Rei Alberto I , aplicando a pedagogia da alternância, em 1º de março de 1994, oferecendo o segundo segmento do ENSINO
FUNDAMENTAL com 39 alunos . Em 1998, atendendo forte reivindicação da comunidade, foi implantado o ENSINO MÉDIO
com a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo o curso de Técnico em Agropecuária, e em 2010 teve início o curso
Profissionalizante de Técnico em Administração.
Em 2002, foi criada em Vargem Alta – Nova Friburgo, a Escola Municipal CEFFA das Flores, oferecendo o segundo segmento
do Ensino Fundamental. Em 2009, inaugurou-se a escola Municipal CEFFA Vieira Batista, em Palmerinha e Santo Antonio - Bom
Jardim oferecendo o segundo segmento do Ensino Fundamental.
O que é?
Um método pedagógico que tem como objetivo, adequar a educação no campo, nas áreas de agricultura familiar, onde a compatibilização das atividades escolares com os afazeres da produção agrícola é essencial.
Quando nasceu ?
Na Franca em 1937. A pedagogia da alternância esta presente em 43 países (mais de 1100 núcleos educacionais - CEFFAs), sendo que no Brasil é um método adotado com sucesso desde 1968 em 21 estados com 249 CEFFAs.
Como Funciona
•Adota a Alternância entre a escola e a produção agrícola famíliar, passando o aluno um período na escola e outro
•Troca de conhecimentos entre o meio acadêmico e a realidade do meio rural.
•Inserção da escola nas comunidades agrícolas. (em geral pequenas escolas). Esta proximidade aumenta a afinidade entre
•Maior iteração entre professores, alunos e pais de alunos (maior participação) como consequência natural da maior
Vantagens
•Educação orientada para o desenvolvimento de tecnologias do agronegócio (empreendedorismo rural)
•Desenvolve a auto estima dos jovens e a identidade das comunidades em relação as suas atividades agrícolas. (mostra que a
•Desenvolvimento econômico da região, reduzindo o êxodo rural.
•Fortalecimento e criação de associações de produtores locais e interfaces com outros órgãos públicos